Skip to content
Published fevereiro 1, 2024

Sou grato a Deus pelo Seminário Martin Bucer e seu propósito de preparar líderes e obreiros para o Reino de Deus. Nos últimos 4 anos, aprendi que uma boa instituição teológica oferece mais do que um ambiente acadêmico. Um aluno dedicado será desafiado ainda nestas quatro áreas:

  1. Humildade — Não é de se estranhar que o Teo (divindade) da teologia é maior do que possamos compreender. Ao começar seus estudos, o seminarista pode até ter a expectativa de assimilar todas as doutrinas e suas implicações. Mas lá pelo final do curso, entenderá que toda sua vida será um aprendizado sobre a grandeza de Deus (e a nossa pequenice!). Os maiores servos de Deus sempre estão sempre entre os mais humildes.
  2. Saber lidar com diferenças teológicas — Em muitos fó​runs na internet, as brigas teológicas se resumem em um grupo ofender ao outro com tons sarcásticos e arrogantes. Mas de pouco adianta ter a resposta correta se não se sabe responder com dignidade. Bons professores, assim como bons pastores, ajudarão o aluno a compreender que ensino que edifica tem que ser racional, fundamentado e saturado pelo amor.
  3. Testar o quanto ama de fato sua igreja — No seminário, aprende-se como a igreja deve ser, enquanto na sua igreja aos domingos, o seminarista se depara com a igreja como ela é. Raramente sua igreja encaixa perfeitamente com o conceito descrito em Atos 2.42. Esta fricção entre seu idealismo e a realidade desafiará o aluno a amar sua igreja — preciosa, mas imperfeita — da mesma forma que Cristo a am​a​ (Ef 5.25,26).
  4. Ser inspirado a deixar um legado — Ao invés de criar brigas na internet, o aluno sincero será desafiado pelos homens que Deus tem usado ao longo da história. Geralmente, foram homens fracos (1Cr 1.26,27), cheios de amor pela igreja, mas que preocupavam-se pelas gerações vindouras. Estes heróis da fé escrev​e​m, estudam e pregam visando a glória de Deus ‘ao longo prazo’. Por isso, o seminarista se depara com a realidade de que nossas vidas são curtas. Temos então ​que ​nos dedicar àquilo que tem significância eterna: a causa de Cristo e o evangelho!

3 Comments

  1. Eleazar Milila Eleazar Milila

    E sempre bom aprender mais.

  2. Anderson Renato Carvalho Anderson Renato Carvalho

    Nao consigo falar com ninguem
    Quando ligo, estou em SP, Quanto custa o Curso e como faço para frequentar ? Tem a distancia?
    Desculpe as duvidas amados.

    • Daniel Gardner Daniel Gardner

      Olá Anderson,
      Por gentileza, entre em contato com Martin Bucer pelo e-mail falecom@martinbucer.com
      Grato.

Comments are closed.