Skip to content
Published janeiro 31, 2024

Aos meus irmãos batistas que negam a existência da igreja universal, argumentando que somente os protestantes e Católicos Romanos defendiam esta doutrina, e afirmando que “os anabatistas não criam desta forma”, espero que expliquem exatamente quais anabatistas negaram a doutrina da igreja universal.

Cito abaixo um catecismo anabatista, escrito por um dos principais teólogos anabatistas, Balthasar Hubmaier, torturado e morto por sua fé em 1528:

“A igreja é entendida como incluindo todas as pessoas reunidas e unidas em um só Deus, um Senhor, uma fé, e um batismo, tendo confessado a fé com suas bocas, aonde quer que estejam nesta terra. Portanto, essa é a igreja Cristã universal e comunhão dos santos, reunidos somente no Espirito Santo… Outras vezes, entendemos que a igreja se refere a cada assembleia externa ou paróquia, reunida sob um pastor ou bispo, que se reúne para instrução, batismo e a Ceia do Senhor.”[1. Hubmaier, “Catechism,” 351– 52; Hubmaier, Schriften, 315. (2013-09-15). Citado em “The Anabaptists and Contemporary Baptists: Restoring New Testament Christianity” (Kindle Location 4036). B&H Publishing Group. Kindle Edition.]