Skip to content
Published fevereiro 4, 2024

Dois dados para te deixar de boca aberta:

— 20% da população mundial tem conta no Facebook.
— Em média, gastamos mais de 5 anos das nossas vidas nas mídias sociais.

Quer alcançar o mundo com a mensagem do Evangelho? Quer divulgar os valores da cosmovisão cristã? Quer criar conversas a respeito das implicações da eternidade, do pecado e da redenção? Basta usar a internet.

NA PRÁTICA

— Use as ferramentas do Facebook para ‘patrocinar’ suas postagens no Facebook para alcançar o máximo de visualizações. É melhor ter poucas postagens bem divulgadas do que dezenas de postagens com poucas interações.
— Use uma linguagem que possa ser entendida por pessoas que nunca pisaram em uma igreja.
— Em média, as pessoas gastam 50 minutos por dia no Facebook. Então crie conteúdos curtos, que podem ser lidos ou assistidos dentro de 1 — 4 minutos.
— Dê prioridade aos temas relevantes. Na sua cidade, há milhares de pessoas lidando com dor, dúvida e desespero. Quando possível, crie textos que vão ao encontros dos anseios do mundo secular.
— Crie conversas online que podem continuar offline. Coloque o endereço da igreja / ministério, os horários de aconselhamento, etc. Comunique sua disposição de fazer uma visita na casa da pessoa.
— Compartilhe os esboços dos seus estudos bíblicos com outros pequenos grupos / ministérios que estão a procura de materiais prontos.
— Ouça. Se o mundo gasta 50 minutos por dia no Facebook, o que estão dizendo? Sobre direitos humanos, sobre justiça, sobre padrões éticas? Quais são suas premissas?
— Tenha uma voz. Se calamos, damos ainda mais lugar aos debates infrutíferos dos ‘teólogos da internet’ e as heresias dos pregadores de prosperidade. Mostre ao mundo o que é uma dialogo coerente e gracioso.

O MAL USO

A internet é uma ótima ferramenta — mas um péssimo substituto da igreja local. A ideia que recomendo aqui não é incentivar a criação de “igrejas virtuais”. Não podemos sugerir que a mera interação online é um substituto saudável do discipulado que acontece nas igrejas.

Antes, a recomendação aqui é que você seja intencional no uso da internet. Invista tempo e dinheiro com a internet da mesma forma que você investiria em banners, folhetos ou revistas. Em teoria, podíamos alcançar 20% do mundo usando apenas uma conexão de internet.

A PERGUNTA

Muitas pessoas já usam a internet para convidar pessoas até suas igrejas para lá ouvirem o Evangelho. Isso é ótimo. Mas nossa estratégia também deve responder a pergunta, “Como levar o Evangelho pregado na minha igreja até a internet?”