Skip to content
Published janeiro 29, 2024

O Tim Keller comentou uma vez que conhecia um pastor de jovens que via um comportamento se repetindo nos universitários cristãos: as dúvidas acerca da fé cristã surgiam quando tentavam racionalizar o sexo fora do casamento.

Chegou ao ponto de o pastor de jovens usar um método nada convencional no seu acompanhamento dos jovens. Durante uma reunião com o jovem, o pastor perguntava como estava sua vida espiritual. Se o jovem começasse a enrolar na resposta, comentando que estava ‘lidando com dúvidas’ sobre a veracidade do cristianismo, o pastor ia direto ao assunto, perguntando: “Com quem você está dormindo?”

Na maioria das vezes, os jovens reagiam da mesma forma: espantados, perguntavam com voz baixa: “Como você sabia . . .?”

Claro, Tim Keller não estava sugerindo que a técnica fosse implementada em todos os contextos. Antes, a ilustração serviu para mostrar o quanto é comum, ao lidar com uma consciência pesada, transferirmos a ‘culpa’ para a nossa fé. E, ao invés de buscar o arrependimento, buscarmos uma maneira de ‘racionalizar’ o pecado para torná-lo mais aceitável. Se o Cristianismo não for tão real, meu pecado não é tão sério. . .

Nem toda fraqueza de fé é fruto de pecado, claro. Mas a insistência no pecado sempre enfraquece a fé.