Skip to content
Published janeiro 30, 2024

Se a lição principal que você extrai de um texto bíblico é “Tente novamente com um esforço maior”, você precisa reler o texto. A lição primordial nunca será nossas tentativas ou esforços.

Ainda que muitos trechos bíblicos vão nos exortar a perseverança, ela não é coisa isolada. Nossa perseverança é consequência de algo fora de nós: a fidelidade de Deus, o amor de Cristo e a obra do Espirito Santo. A Trindade será em foco, e não as nossas miseráveis tentativas.

Desta forma, a graça do Evangelho consola o cristão cansado. Imagino que você simplesmente não está conseguindo alcançar suas metas: você não orou, não se arrependeu, não teve fé, não fez leitura bíblica, não frequentou os cultos da sua igreja como devia. Cristão, a mensagem do Evangelho para você não é: “Tente novamente com um pouquinho mais de esforço. Eventualmente você vai conseguir por forças próprias.” De que adianta motivar o peregrino exausto, dizendo: “Colega, é só se esforçar mais um pouquinho, beleza?” Que fardo insuportável! Que fútil!

Antes, a verdade refrescante que nos liberta é esta: Jesus Cristo te ama e nunca abandona os seus. Ele completou a obra. Ele agradou ao Pai. Provai e vede. Medite nele. Chore nos seus braços. Descanse nele, alma cansada. Entrega a Ele teus pedaços, tuas feridas e tuas expectativas frustradas. Ele te dará a graça a continuar.

Teu Salvador te chama: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mt 11.28-30

A lição principal é Ele. Sempre foi, sempre será.