Daniel Gardner http://daniel.gardner.nom.br Teologia para o dia a dia Sat, 05 Jan 2019 19:38:01 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.2.19 84744588 Dúvidas Sobre Deus http://daniel.gardner.nom.br/2018/12/06/duvidas-sobre-deus/ Thu, 06 Dec 2018 19:15:43 +0000 http://daniel.gardner.nom.br/?p=1203 Não temos todas as respostas, mas temos a principal: Jesus Cristo. Ele é Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

O post Dúvidas Sobre Deus apareceu primeiro em Daniel Gardner.

]]>
Em um sermão sobre dúvida, um pastor descreveu como procurou respostas durante anos para as perguntas mais profundas sobre Deus. Ele cavou, e cavou, e cavou. E todos elogiaram sua procura persistente.

O tempo passou. E teve que admitir que sua compreensão humana era limitada. E, portanto, seus estudos também. Os pensamentos de Deus são, afinal, mais altos do que os nossos.

Mas, mesmo não compreendendo tudo sobre Deus, esse pastor estava resoluto a confiar na Sua Palavra.

Ele voltou a terra para o grande buraco que havia cavado. “Não tenho todas as respostas,” pensou, “mas as respostas que estão na Sua Palavra me bastam.

Foi naquele momento que ele olhou para seu lado. E viu uma viuva idosa, cheia de esperança cristã.

Ela não tinha um PhD.

Ela não havia lido centenas de livros. Ou escrito dezenas de artigos acadêmicos.

Ela não havia cavado um grande buraco a procura de respostas.

Mas ela cria na Palavra de Deus, e isso bastasse.

O pastor terminou sua ilustração fazendo a seguinte aplicação: “Quando alguém elogia meus certificados ou escritos, penso naquela viúva piedosa. Compartilhamos das mesmas convicções, e das mesmas esperanças também. Nós dois descobrimos que Deus é fiel. Mas ela não precisou cavar um buraco cheio de dúvidas para chegar a essa conclusão.

Nunca teremos todas as respostas para todas as nossas dúvidas. Mas uma resposta inabalável já temos: Jesus é o Filho amado de Deus, e nEle temos a certeza do perdão e salvação. Ele é a resposta para nossa maior inquietação:

Como ser aceito por um Deus que julga nosso pecado inaceitável?

Não temos todas as respostas, mas temos a principal: Jesus Cristo. Ele é Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

O post Dúvidas Sobre Deus apareceu primeiro em Daniel Gardner.

]]>
1203
Canibais e Vermes http://daniel.gardner.nom.br/2018/11/30/canibais-e-vermes/ Fri, 30 Nov 2018 19:24:23 +0000 http://daniel.gardner.nom.br/?p=1207 O missionário John Paton respondeu: Se posso viver e morrer servindo e honrando ao Senhor Jesus, não me faz muita diferença se sou comido pelos canibais or pelos vermes.

O post Canibais e Vermes apareceu primeiro em Daniel Gardner.

]]>
Em 1839, dois missionários foram até as Novas Hébridas, um grupo de ilhas no sul do Oceano Pacífico. aonde as tribos praticavam canibalismo. Minutos após pisaram na praia, os missionários John Williams & James Harris foram mortos.
 
Quase vinte anos depois, o pastor escocês John Paton também se preparava para evangelizar as mesmas tribos. Na sua autobiografia, ele relata:
 
Entre aqueles que procuravam me desestimular, havia uma querido irmão idoso, que repetia seu argumento principal: ‘Os canibais! Você será comido pelos canibais!
 
[E então respondi:] ‘Sr. Dickson, você já está bem idoso, e sua própria previsão é de ser enterrado, e então comido por vermes. Confesso que, se posso viver e morrer servindo e honrando ao Senhor Jesus, não me faz muita diferença se sou comido pelos canibais or pelos vermes. E naquele grande dia da ressureição, meu corpo novo será tão perfeito quanto o seu, pois será na imagem do nosso Remidor ressurreto.‘”

O post Canibais e Vermes apareceu primeiro em Daniel Gardner.

]]>
1207
Precisamos Piedade, e não uma Plataforma Maior http://daniel.gardner.nom.br/2018/11/21/precisamos-piedade-e-nao-uma-plataforma-maior/ Wed, 21 Nov 2018 19:26:14 +0000 http://daniel.gardner.nom.br/?p=1210 O tamanho da sua plataforma não reflete a condição do seu coração. Se assim fosse, qualquer herege que enganasse alguns milhares, já teria seu lugar reservado no céu.

O post Precisamos Piedade, e não uma Plataforma Maior apareceu primeiro em Daniel Gardner.

]]>
O tamanho do seu público não válida suas convicções.
 
Tantas vezes queremos um público maior, pensando que isto de alguma forma válida nossas convicções. Como se, quanto mais curtidas nas redes sociais, maior nossa aproximação à verdade. Quanto mais seguidores temos no Twitter, maior nossa firmeza na fé.
 
Esta tentação é especialmente pertinente na vida dos jovens. Crescemos ouvindo nomes como Paul Washer, John MacArthur e Augustus Nicodemus, e pode ser que estejamos sob a impressão que Deus deu um público maior a esses homens porque eles “mereciam” maior fama. Em contraste, um pastor de uma igreja pequena, ou um missionário que nunca escreveu um livro, seria menos fiel ou menos “digno” de fama.
 
Quando, na verdade, é Deus que faz sua Palavra ser exaltada. É Deus que produz o fruto.
 
O tamanho da sua plataforma não reflete a condição do seu coração. Se assim fosse, qualquer herege que enganasse alguns milhares, já teria seu lugar reservado no céu.
 
A Palavra é primário, o tamanho da plataforma é secundária. O obreiro é chamado a fieldade, e não fama.
 
O que precisamos é piedade, e não plataforma.

O post Precisamos Piedade, e não uma Plataforma Maior apareceu primeiro em Daniel Gardner.

]]>
1210
Todo Amor Leva a Condenação http://daniel.gardner.nom.br/2018/11/19/todo-amor-leva-a-condenacao/ Mon, 19 Nov 2018 19:37:25 +0000 http://daniel.gardner.nom.br/?p=1213 O Deus que ama, é o mesmo Deus que julga justamente.

O post Todo Amor Leva a Condenação apareceu primeiro em Daniel Gardner.

]]>
Gostamos de imaginar que um amor puro é aquele amor que não condena.
 
Quando na verdade, todo amor genuíno leva ao ato de julgar.
 
Quem ama animais de estimação, vai se aborrecer com quem maltrata os animais. Ela julga que os animais merecem proteção, cuidado e respeito.
 
Quem ama morar em um bairro organizado, vai se aborrecer com o vizinho que joga lixo ao céu aberto.
 
Quem ama seus filhos, desejando seu bem, vai julgar que as drogas devem ser evitadas desde cedo.
 
E um Deus que ama a santidade certamente condenará o pecado. Ele condena aquilo que despreza o objeto do Seu amor.
 
Dizem em alto e bom som “Deus é amor”. E estão certos. Mas tantas vezes esquecemos reconhecer também que, o Deus que ama, é o mesmo Deus que julga justamente.

O post Todo Amor Leva a Condenação apareceu primeiro em Daniel Gardner.

]]>
1213
A Cruz de Cristo, e o Cristão em Apuros http://daniel.gardner.nom.br/2018/11/07/a-cruz-de-cristo-e-o-cristao-em-apuros/ Wed, 07 Nov 2018 12:41:38 +0000 http://daniel.gardner.nom.br/?p=1195 Tem algo errado com a sua teologia se ela não tem nenhuma esperança a oferecer aquele que está passando pela vale do cansaço, doença, desemprego, pobreza ou morte.

O post A Cruz de Cristo, e o Cristão em Apuros apareceu primeiro em Daniel Gardner.

]]>
Tem algo errado com a sua teologia se ela não tem nenhuma esperança a oferecer aquele que está passando pela vale do cansaço, doença, desemprego, pobreza ou morte. A frase popular “Existe uma luz no final do túnel” não representa a esperança cristã.

A esperança bíblica diz, “Aquele que é Luz está contigo no túnel”. O bom Pastor está com suas ovelhas na Vale da sombra da morte, e não somente no final dela.

Por mais que nosso coração almeja uma cura ou livramento da crise pelo qual passamos, a verdade é que Deus está conosco ontem, hoje, e para sempre, mesmo se Ele não aliviar nossa dor.

Se morremos hoje, sem ver a cura ou livramento, não teremos experimentado um cristianismo “light” ou “aguado”. O cerne do cristianismo não é o milagre do livramento, mas o Mestre dos milagres. Ele está conosco no meio da tempestade.

No final do túnel, veremos que Ele estava conosco, e que sua graça nos basta.

Para aqueles Cristãos que estão hoje a noite em crise, em dor, duvidas ou desgaste: que o Mestre do mar te conforta, te alivia, e te ajude a enxergar Sua santa fidelidade.

O post A Cruz de Cristo, e o Cristão em Apuros apareceu primeiro em Daniel Gardner.

]]>
1195
Você quer ser útil no Reino de Deus? http://daniel.gardner.nom.br/2018/11/05/voce-quer-ser-util-no-reino-de-deus/ Mon, 05 Nov 2018 13:27:13 +0000 http://daniel.gardner.nom.br/?p=1192 E se Deus nos chama para sermos calados e “esquecidos”? Pensando nos jovens que desejam impactar o mundo com o Evangelho: você estaria disposto a abrir mão da sua utilidade?

O post Você quer ser útil no Reino de Deus? apareceu primeiro em Daniel Gardner.

]]>
Aos 75 anos, John Newton se aproxima do fim do seu ministério. Ele sofre com as primeiras sintomas de cegueira. Seu corpo está enfraquecido.

Em uma carta a um amigo pregador, Newton compartilha uma citação que havia lido quando tinha trinta poucos anos. A citação não saia da sua cabeça. Ele comenta que foram já 40 anos que vinha refletindo sobre ela.

A citação é do puritano Cotton Mather:

“O último ídolo que tive que render foi o ídolo da minha utilidade. Mas louvo ao Senhor, pois já consigo abrir mão dele, e me contentar em tanto ser alguma coisa ou ser nada, para que Sua vontade santa e sabia possa ser feita!”

Newton sabe bem o que é ter uma vida ativa no ministério. Ele conhece bem o sentimento de ser “útil”. Ele então faz essa aplicação:

“Se uma grama de graça, por assim dizer, é o suficiente para abastecer uma vida ativa, penso que um kilo de graça é necessário para alimentar um espírito alegre e conformado quando o Senhor nos designa a sentar em silêncio. Para o Sr. Eu, uma vida ativa tem uma certa atração: ele ama ser o foco de muitos espectadores, e seguido por uma multidão aonde quer que ele pregue. Mas ele não gosta de se calar e ser esquecido.”

Quantas vezes oramos que Deus nos use. Queremos que nossos dons, dias e dedicação sirva para alguma coisa marcante!

Mas, e se Deus nos chama para sermos calados e “esquecidos”? Pensando nos jovens seminaristas ou jovens pregadores que desejam impactar o mundo com o Evangelho: você estaria disposto a abrir mão da sua utilidade?

Se Deus nunca te dê oportunidade para falar de um púlpito, escrever um texto que mude o mundo, ou ensinar uma aula de teologia, Cristo basta?

O post Você quer ser útil no Reino de Deus? apareceu primeiro em Daniel Gardner.

]]>
1192
Querido Jovem Reformado http://daniel.gardner.nom.br/2018/09/17/jovem-reformado/ Mon, 17 Sep 2018 13:55:56 +0000 http://daniel.gardner.nom.br/?p=1186 Sua identidade não se encontra na sua biblioteca de livros antigos e reformados. Sua identidade se encontra em Jesus Cristo, Aquele que foi acoitado, desprezado, e crucificado.

O post Querido Jovem Reformado apareceu primeiro em Daniel Gardner.

]]>
Quando seu coração arde para pregar um sermão que mude o mundo, lembre que nunca pregarás além do que Jesus pregou.

Quando seu coração sai em busca de uma igreja perfeita, lembre-se que ela nunca será mais perfeita do que Jesus Cristo, sua cabeça.

Quando seus dedos chegam a coçar para escrever textões para enfiar a espada de vez nas costelas do Diabo, lembre-se que Jesus Cristo já o derrotou.

Quando seu senso de justiça se exalta ao ponto de querer pisotear o irmão mais fraco, o pecador mais perdido, ou o orgulhoso mais arrogante, lembre-se que Jesus Cristo deu a sua vida por você quando você estava morto em ofensas e pecados.

Quando seus irmãos e amigos te aplaudirem, e te chamarem de “mito”, de “genial”, de “o cara”, lembre-se: quando Jesus Cristo fez o maior sacrifício já visto neste universo, ninguém aplaudiu.

Sua identidade não se encontra na sua biblioteca de livros antigos e reformados. Sua identidade se encontra em Jesus Cristo, Aquele que foi acoitado, desprezado, e crucificado.

Abaixa a bola, abaixa sua cabeça, e abaixe seu tom de voz.

O post Querido Jovem Reformado apareceu primeiro em Daniel Gardner.

]]>
1186
Os Três Arrependimentos de Paul Washer http://daniel.gardner.nom.br/2018/09/08/os-tres-arrependimentos-de-paul-washer/ Sat, 08 Sep 2018 13:26:33 +0000 http://daniel.gardner.nom.br/?p=1177 Em maio de 2017, Paul Washer sofreu um ataque cardíaco. Segundo os doutores, ele “morreu e foi reanimado três vezes”. Paul só lembra de ter apagado do nada, e acordando no hospital cinco dias depois.

O post Os Três Arrependimentos de Paul Washer apareceu primeiro em Daniel Gardner.

]]>
Em maio de 2017, Paul Washer sofreu um ataque cardíaco. Segundo os doutores, ele “morreu e foi reanimado três vezes”. Paul só lembra de ter apagado do nada, e acordado no hospital cinco dias depois.

Um ano depois, ele escreve no seu blog sobre três arrependimentos que sentiu no leito da (quase) morte:

1. De não ter amado mais.

“Não é estranho? Não me arrependo de ter gasto pouco tempo evangelizando nas ruas ou estudando no meu escritório, e sim por ter jogado poucos jogos de mesa com minha filha de 9 anos (ela é apaixonada por jogos de mesa).”

2. De não ter orado mais.

“Para mim, estudar nunca foi uma dificuldade,” Paul escreve, “mas oração é uma verdadeira luta – contra a carne, contro o relógio, contra o diabo.” Ele comenta que, às vezes, até o estudo bíblico era uma distração para não orar.

3. De não ter focado mais.

Seu ministério começou nas selvas e vilarejos do Peru, evangelizando nas montanhas e treinando pastores que nunca teriam a oportunidade de aprender em instituições teológicas. O ministério HeartCry existe para levar recursos a esses homens “mais dignos do que eu, e que conseguem fazer tanto com tão pouco”. Mas Paul escreve que muitas vezes, nas conferências norte-americanas, ele se via divindo o palco com preletores de nível acadêmico altíssimo. “O que estou fazendo aqui?”, ele se perguntava. “Porque estou rodiado por professores brilhantes ao invés de estar em alguma selva remota aonde há poucos ou nenhum obreiro?”

Ele termina seu post determinado a gastar os anos restantes da sua vida com mais foco no propósito do ministério HeartyCry.

O post Os Três Arrependimentos de Paul Washer apareceu primeiro em Daniel Gardner.

]]>
1177
Para Calar Sua Boca http://daniel.gardner.nom.br/2018/08/29/para-calar-sua-boca/ http://daniel.gardner.nom.br/2018/08/29/para-calar-sua-boca/#comments Wed, 29 Aug 2018 13:27:24 +0000 http://daniel.gardner.nom.br/?p=1173 Existem duas armas que Satanás usa para calar a boca daqueles que evangelizam: a mais profunda dor, e o mais doce conforto.

O post Para Calar Sua Boca apareceu primeiro em Daniel Gardner.

]]>
Existem duas armas que Satanás usa para calar a boca daqueles que evangelizam: a mais profunda dor, e o mais doce conforto.

Nos primeiros séculos, as estratégias diabólicas usavam a dor. Mas foi uma experiência frustrante para o exército maligno. Pois quanto mais o cristão sofria, mais ele almejava estar com seu Senhor. E portanto, mais brilhava seu testemunho da esperança cristão.

Então, os arquitetos diabólicos se reuniram para desenhar um novo tipo de calabouço: com sofás, curtinas, e internet banda larga. Ao invés de prender seus prisioneiros com ferros, prenderiam com consumismo. No lugar do chicote, o temor dos homens.

E descobriram uma coisa curiosa. Se você prender um discípulo de Cristo atrás de paredes, ele usará as fissuras para anunciar o amor de Cristo. Os prisioneiros da sua cela se converterão, os guardas se converterão, e até quem ouve seus hinos de longe se converterão.

Mas se você rodear um cristão com confortos, e semear no seu coração o medo de perder sua vida confortável, ele mesmo concertará as fissuras que aparecem. Ele cessará de proclamar, de orar, de chorar aos pés da cruz e regozijar perante o sepulcro vazio. O carteiro não saberá que ele é cristão, e nem seus vizinhos.

Ele se preocupará em manter as paredes do conforto — ao invés de cavar buracos nelas.

Um pastor escreveu o outro dia que a frase “Mas Deus foi fiel…” raramente é dita por pessoas que acabaram de passar por momentos tranquilos e sossegados. Antes, são palavras ditas por quem passou pela vale da angústia, dor e perda. São esses discípulos que reconhecem, com lágrimas nos seus olhos e voz trêmula, que a bondade de Deus é mais precioso do que o ouro, e mais doce do que o mel. Na riqueza, ou na pobreza, reconhecem que as boas novas são tão boas que devem ser proclamadas a qualquer custo.

O post Para Calar Sua Boca apareceu primeiro em Daniel Gardner.

]]>
http://daniel.gardner.nom.br/2018/08/29/para-calar-sua-boca/feed/ 2 1173
Aquele Papo sobre Dinheiro 💰 http://daniel.gardner.nom.br/2018/08/26/aquele-papo-sobre-dinheiro/ Sat, 25 Aug 2018 21:19:28 +0000 http://daniel.gardner.nom.br/?p=1165 Muitas vezes tratamos nosso dinheiro como um jovem trataria o pai da sua namorada: legal mesmo é ser amigão do cara, mas evitar sempre qualquer conversa séria.

O post Aquele Papo sobre Dinheiro 💰 apareceu primeiro em Daniel Gardner.

]]>
Muitas vezes tratamos nosso dinheiro como um jovem trataria o pai da sua namorada: legal mesmo é ser amigão do cara, mas evitar sempre qualquer conversa séria.
 
Suponhamos que ‘conversas sérias’ só podem ser chatas e limitadoras. Talvez por isso continuamos acreditando em certos mitos sobre dinheiro:
 
1. ORÇAMENTO SÓ SERVE PARA LIMITAR.
Mas, na verdade, os limites existem, tenhamos um orçamento ou não. Nosso salário é limitado. Nosso tempo também. Um orçamento apenas nos ajuda a enxergar os limites que já existem, e viver dentro deles.
 
2. ‘LIMITE’ É O OPOSTO DE ‘LIBERDADE’.
Essa mentira é antiga, e aparece em praticamente todos os comerciais de cartão de crédito. Liberdade nunca foi a ausência de limites. Antes, liberdade e limites podem conviver em harmonia. Por exemplo, eu não posso chegar na Embraer e comprar um jato executivo. É um limite real. Mas continuo tendo liberdade para me locomover. Tenho a liberdade de levar minha família no parque, ou cinema. Uma coisa não nega a outra.
 
3. O DINHEIRO DE AMANHÃ ME PERTENCE HOJE.
Os cartões de crédito nos dão a impressão de que podemos ter, hoje, o salário do mês que vem. A idéia que querem te vender é o seguinte: se teu salário é R$2.000 e seu limite no cartão é de R$1.000, o total da sua entrada é de R$3.000. Mas é uma mentira cabulosa. A sua entrada continua sendo de R$2.000. O cartão de crédito vai comprometer 1mil do mês que vem – mas isso não aumenta em nada suas entradas. Seu salário continua o mesmo, os limites continuam como sempre. O que mudou é que você tem uma conta de 1mil a mais para pagar.
 
4. DINHEIRO POUPADO É DINHEIRO PARADO.
Talvez por isso imaginamos que vamos poupar aquele dinheiro ‘que sobra no final do mês’ (mas nunca sobra). Pensamos que gastar é uma ação; poupar é inércia. Esquecemos que ‘poupar’ é um verbo, uma ação, um agir. É uma escolha. Nisso o dinheiro poupado é igual ao dinheiro gasto: ambos vão sair do seu bolso, ambos vão te apertar, ambos vão te fazer reconhecer seus limites. A única diferença é que o dinheiro poupado continua te sendo útil. Ele pode te socorrer na emergência, ou ser investido e se multiplicar. O dinheiro parado, na verdade, é aquele que você passou para outras mãos.

O post Aquele Papo sobre Dinheiro 💰 apareceu primeiro em Daniel Gardner.

]]>
1165